quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

ABRA OS MEUS OLHOS!


Michael W. Smith, no início da música "Open the eyes of my heart" (Abra os olhos do meu coração), diz que ele quer ver as coisas da forma que elas realmente são. Parece meio estranho, redundante talvez. Quem quer ser enganado vendo coisas mascaradas, "mentirosas"? Ninguém quer ser enganado, mas eu, particularmente, não me sentia muito à vontade com essa frase. Ao pedir a Deus para abrir os olhos do meu coração, eu me deparava com uma muralha à minha frente: meu intelecto. A minha mente precisava de provas concretas; coisas escritas e documentadas para eu saber onde estava pisando. Se Deus abre os olhos do meu coração, é porque eu vou ver coisas que eu ainda não vi; experimentar situações que eu nunca experimentei. Enfim, vou pisar "no escuro". O que não é ruim (Como eu demorei para ser convencido disso!).
Jesus, ao anunciar que enviaria o Espírito Santo disse que este falaria a respeito Dele. Ele deixou claro que os discípulos falariam Dele porque estiveram com Ele, mas o Espírito, que seria enviado, também falaria. (João 15:26). Através da Bíblia, nós podemos conhecer os feitos de Jesus, aprender os seus ensinamentos e aplicá-los na nossa vida. Tudo isso graças aos discípulos e à pessoas inspiradas pelo Espírito, que se propuseram a deixar registrado para gerações futuras as boas novas enviadas por Deus naquele tempo. No entanto, Jesus foi claro quando disse que o próprio Espírito Santo falaria a respeito Dele. Falaria a quem? Será que Jesus se referia apenas às pessoas que escreveram a bíblia? Nós podemos, sim, conhecer mais de Jesus, mais do que está registrado na Palavra. O que está ali é incontestável. Mas, para se conhecer mesmo o coração do Pai é preciso ser sensível à voz do Seu Espírito. O Espírito Santo também revela quem é Jesus. Afinal, Eles são um e foi o próprio Jesus quem disse que "o Espírito vai receber o que eu lhe der e vai anunciar a vocês". (João 16:15).
A Bíblia é um livro de princípios e Deus não fere os seus princípios. Eu tive que aprender a retirar da Palavra esses princípios e aplicá-los nas experiências que eu venho tendo com Deus para glorificá-lo e a aprender mais Dele não apenas com o que Ele já fez, mas com o que Ele faz ainda hoje. Estou aprendendo a conhecer mais meu Pai através da Sua Palavra escrita e Sua Palavra revelada a mim. Estou aprendendo a escutar e obedercer a voz do Seu Espírito, que Ele me deu de presente não apenas para que eu tivesse a vida eterna, mas para que eu o conhecesse mais intimamente. Os fariseus, que eram líderes religiosos na época de Jesus, faziam grande descaso Dele (Como é possível que os líderes do povo de Deus não reconhecessem o Filho do próprio Deus???). Diziam que as pessoas que criam Nele não conheciam a lei e estavam amaldiçoadas por Deus (João 7:49). Criticaram Nicodemos, líder dos judeus do partido fariseu, o mandando estudar as escrituras porque antes nunca havia surgido nenhum profeta da Galiléia. No entanto, Nicodemos já tinha tido uma experiência com o Mestre. A religião, as escrituras, os líderes, nada podia superar a experiência que ele havia tido. O encontro com Jesus foi mais impactante na sua vida do que os anos de estudo e dedicação à religião. Nicodemos, ao encontrar Jesus, reconheceu que Ele havia sido enviado por Deus (João 3:2), mas ainda havia muitas dúvidas, muitos questionamentos no seu coração. O contato com Jesus, que era a realização das profecias do antigo testamento, bateu de frente com os conceitos e com a religião dos judeus daquela época. Nesse encontro, Jesus deu uma "bronca" em Nicodemos, porque ele era professor da lei e não entendia nada do que Ele estava falando (João 3:10). É por isso que eu acho que a experiência pode, sim, ir além do que está registrado na Bíblia, desde que nenhum princípio ali contido seja quebrado ou desrespeitado. Deus é infinito e criativo; Ele não agiria da mesma forma sempre. Isso feriria a sua soberania e eternidade. Deus tem mostrado que a nossa geração será marcada pela busca incessante por Sua presença. Segundo Tommy Tenney, "Deus quer que o conhecimento do nosso coração sobrepuje o conhecimento da nossa mente". Hoje eu canto "Abra os olhos do meu coração! Quero te ver, Senhor!" com uma perspectiva diferente, sem "medo". Quero que o meu Pai se revele a mim, derrubando os pré-conceitos e dogmas que sempre marcaram as manifestações da Sua presença ao longo da história. Quero estar aberta para EXPERIMENTAR, que deve ser muito melhor que apenas ouvir falar do que Ele é capaz de fazer.

Nenhum comentário: